domingo, 20 de março de 2011

Pontual

Sábado à noite é talvez um dos melhores dias para uma Francesinha. Desta vez ficou decidido que teria que ser a um local ainda por explorar. A escolha recaiu sobre o Tappas Café em Gaia. Por indicação de uns camaradas de luta, chegamos ao local mas a verdade é que, apesar de passar pouco das 20h, a sala (pequena) já estava cheia e o tempo de espera seria pelo menos até às 23h visto que havia reservas até essa hora. Acabamos por desistir e irmos a um outro local de referência no centro do Porto, o Pontual na Rua do Almada.
Quando chegamos não havia mesas livres, mas passado uns 10 minutos já se conseguiu um bom lugar. Trouxeram-nos logo uns salgados para trincar e uns finos bem tirados. A escolha foi sobre a Francesinha mais completa com batata e ovo por 7,95€.
Passado pouco tempo vieram as batatas (congeladas mas de qualidade razoável) e o prato principal.
Foi aqui que tudo se começou a desmoronar. O aspecto do molho causou logo dúvidas, tiradas mal foi feita a prova. Além de ter uma cor e espessura fora do normal, espesso e claro, o sabor deixou muito a desejar - sabor a sopa de marisco. Sem qualquer sabor a tomate, mais parecia estar a comer uma sopa de marisco das instantâneas.
Quanto ao resto importa destacar a qualidade e quantidade dos ingredientes. Bife aceitável apesar de um pouco fino para  meu gosto, mas linguiça e salsicha fresca de boa qualidade assim como uma boa camada de fiambre.
Factor negativo o pão. Demasiadamente fofo e mole, a precisar de ser tostado.
O atendimento foi eficaz apesar de haver só 2 funcionários a servir mais o "Técnico das Francesinhas".
Sem dúvida um local que apesar do nome, apresenta falhas (pouco aceitáveis) que podem destruir toda uma reputação.


Pontuação:
Molho: 2,2
Carne: 3,0
Ingredientes: 3,8
Batatas: 3,5
Serviço/Atendimento: 3,6
Preço : 3,5
Geral: 3,27

segunda-feira, 14 de março de 2011

Café Torres

Que melhor forma de terminar um fim de semana bem passado e ganhar energias para uma nova e pesada semana que se adivinha, senão com uma boa Francesinha, de um estabelecimento recomendado em revistas (que se dizem) da especialidade?
Marcha em direcção ao famoso Café Torres, em Ermesinde, perto da estação ferroviária e de muito fácil acesso. Visto de fora, o local auspiciava algo de positivo, uma vez que apesar de não ser de dimensões muito reduzidas, estava bastante cheio e com um ambiente agradável.
O atendimento foi rápido, embora a francesinha tenha demorado uns bons 20 minutos até aparecer. Poderá justificar-se pela grande afluência de clientes... ? a espera aumentou a expectativa, que de repente se revelou um logro... O aspecto visual não era dos mais apelativos, mas nada como provar...
O molho, além de ser demasiado espesso, sabia a sopa da avó com um ligeiro travo a azeitona. O bife, apesar de não ser mau de todo, também não era exemplar. As batatas tinham a seu favor o facto de não serem congeladas. Os ingredientes restantes era simplesmente vulgares; nada de especial a relatar sobre eles... Digamos que o único aspecto verdadeiramente positivo foi o preço, o que tendo em conta a qualidade geral, não poderia ser outro.
Confesso que após experimentar tantas francesinhas de qualidade, fico abismada com o facto de grande parte delas não serem apresentadas em revistas "de referência" dando vez a outras que realmente se tornam um enigma o porquê de aparecerem nos "Top 20"!

Pontuação:
Molho: 2,5
Carne: 3
Ingredientes: 3,5
Batatas: 2,75
Serviço/Atendimento: 3,25
Preço : 4
Geral: 3,16