quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Francesinha Poveira

A Francesinha poveira, ou apenas francesinha, é fast food típica da Póvoa de Varzim em Portugal. Com semelhanças apenas na forma com o cachorro quente, é uma sanduíche feita com linguiça, fiambre, queijo e mostarda em pão cacete.

A francesinha poveira é uma variedade de francesinha que surgiu em 1962 no café Guardassol no Passeio Alegre. Aberto desde junho de 1922, o Guarda-Sol é o mais antigo café bar da Póvoa, é também o primeiro café-bar de praia em Portugal.
A francesinha poveira é baseada na portuense. Curiosamente, a variedade do Porto foi criada por um poveiro de nome Daniel Silva. No entanto, a variedade poveira surgiu da necessidade da gerência, Alberto Moreira, de ter um produto novo e diferente, e para isso foi a Lisboa, para encontrar a pessoa certa, e assim contratou António Carriço, originário do Fundão. Depois de o contratar, levou-o a certos estabelecimentos do Porto para conhecer a Francesinha portuense, algo que o funcionário nunca tinha ouvido falar. O funcionário teve a iniciativa de pedir ao padeiro que fornecia o Guardassol para criar um pão em forma de cacete, macio e suculento, e assim surgiu o "pão de francesinha".
A variedade poveira é, assim, significativamente diferente e constitui uma especialidade distinta. O objectivo da variedade poveira era ser um verdadeiro prato de comida rápida que se pudesse comer à mão, especialmente para os banhistas nortenhos que acorrem aos milhares às praias da Póvoa, algo que não era possível com a variedade portuense.
Hoje, o prato pode ser encontrado em variados restaurantes da região da Póvoa de Varzim, nos municípios da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende.

Confecção

A francesinha poveira é um tipo de francesinha feita em pão-cacete que pode ser comido à mão enquanto se passeia ou no prato na mesa de um restaurante. A francesinha é barrada com um molho específico feito à base de manteiga, margarina, ketchup, piri-piri e sal, com conhaque, brandy, porto ou whisky.

Normal e especial

A francesinha poveira pode ser consumida como "Francesinha Normal" (apenas a sanduíche, como se fosse um cachorro quente) e "francesinha poveira especial", no prato acompanhada de batata frita e molho de francesinha. Ao se pedir "francesinha especial" é, muitas vezes, servida a portuense. No entanto, ao se pedir "francesinha" é servida a poveira.

4 comentários:

  1. Prezado,
    Não me é possível reparar linha-a-linha o que está dito aqui. Talvez, apenas o seguinte: o que descreve acima pode ser qualquer coisa menos francesinha. Se quiser, um dia podemos falar sobre o assunto.
    Disponha.
    Amadeu Silva
    Zelador-mor da Confraria da Francesinha
    amadeu.silva@apscom.pt

    ResponderEliminar
  2. Caro Amadeu Silva, o artigo publicado não é de nossa autoria. Se na Póvoa chamam a isto francesinha poveira, transcrevemos como francesinha poveira. Certamente terá sido estratégia de marketing para promover esta variante da Póvoa. Não temos a honra de pertencer à confraria da francesinha, apenas gostamos de as comer e de comentar a nossa opinião pessoal sobre as nossas experiências gastronómicas relacionados com esta mui nobre especialidade da nossa cidade (nossa, contando que o meu caro também é de cá). Estamos abertos a outras variantes do nosso prato favorito e continuaremos a divulgá-los desde que nos pareçam interessantes. Não entendo que o seu comentário seja pertinente e parece-me ter sido apenas uma forma de puxar de alguns galões. Se para si, isto não é francesinha, pois desloque-se à Póvoa e zele pelo bom nome da mesma e proíba a utilização do termo. Por nós é igual... Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que nunca provei esta variante da Francesinha. No entanto já ouvi falar bastante. Se já tem quase 50 anos de história é porque alguma coisa deve valer, digo eu... É uma boa sugestão que convida a uma visita à Póvoa...

    ResponderEliminar
  4. Café Snack-bar Fraxinus
    Na marginal de S. Martinho do porto.
    Propriedade do Sr. Jorge que iniciou a sua vida na restauração, pelas casas do Porto, no início dos anos 70.
    O ano passado abriu esta casa e recentemente começou a fazer umas francesinhas p´ra malta que têm arrebatado cada vez mais adeptos.
    Um passeio pela Bela Baía de S. Martinho do Porto com paragem no Fraxinus para uma Francesinha e "Quissá" uma noite bem passada no Hotel Palace do Capitão é a minha sugestão para um fim-de-semana bem passado, seja ele romântico ou com amigos.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar